Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Onda de calor

BH e boa parte do Brasil podem ter calor de até 45º C e 'risco à vida' nos próximos dias

Dados do MetSul Meteorologia mostram que fim do inverno será bem quente por conta de uma cúpula de calor na região Central do Brasil; confira a previsão para BH e Minas

Imagem de destaque da notícia

Os termômetros de Belo Horizonte podem registrar, nos próximos dias, temperaturas na casa dos 40º C, enquanto em outras cidades do Brasil a temperatura pode chegar a 45º C. No alerta, feito pela MetSul Meteorologia, o instituto afirma que o nível de calor esperado para o Brasil nas próximas duas semanas é extremamente perigoso e representa um risco elevado à vida humana.

De acordo com a MetSul, a maior parte dos estados brasileiros devem registrar temperaturas perto de 40º C, com destaque para o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde o calor pode chegar a 45º C. A elevação na temperatura neste fim de inverno é causada pelo domo (ou cúpula) de calor, que comprime o ar quente em uma mesma área por dias ou semanas.

Segundo a meteorologista Estael Sias, vários recordes de calor devem ser batidos nos próximos dias em cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Uberaba e Uberlândia. A MetSul alerta que o nível de calor esperado atingirá "patamares extremamente perigosos à saúde e a vida, com elevado risco para a população vulnerável, como enfermos e idosos".

Calor em BH

A capital mineira deve ter mínima de 17º C e máxima de 32º C nesta segunda-feira (18), e os termômetros não devem ir além disso até domingo (24), quando a máxima pode chegar a 36º C. A temperatura deve ir subindo nos próximos dias até chegar a 40º C entre terça (26) e quarta-feira (27).

Minas em alerta

Apesar do alerta de calor intenso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou 60 cidades de Minas Gerais em alerta para chuvas intensas (até 50 milímetros/dia) e ventos de até 60 km/h até à manhã de segunda-feira (18). O comunicado, que inclui cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, pode ser renovado a qualquer momento.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis