No município de Betim, localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, a eleição para os membros do Conselho Tutelar acontecerá amanhã , 1º de outubro.
A cidade utilizará urnas eletrônicas para a votação, seguindo o processo adotado por outros 382 municípios mineiros.
A partir das 8 horas até às 17horas, os eleitores aptos poderão comparecer aos locais de votação para escolher os conselheiros tutelares. Os eleitores devem consultar os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de Betim para obter informações sobre os locais de votação e a lista de candidatos.
Para participar da eleição, é necessário está com título eleitoral regular, podem votar, desde que estejam munidos de documento oficial de identificação com foto, título de eleitor e demais documentos solicitados pelo Conselho Tutelar.
É importante ressaltar que o voto não é obrigatório mas é secreto. A cerimônia de posse dos conselheiros eleitos está prevista para o dia 10 de janeiro do próximo ano.
A eleição dos membros do Conselho Tutelar em Betim é uma oportunidade para a comunidade local escolher representantes comprometidos em assegurar o bem-estar e a proteção das crianças e adolescentes do município. A participação dos eleitores é fundamental para fortalecer esse importante órgão de defesa dos direitos infância e juventude.
O papel do conselheiro tutelar é fundamental para garantir os direitos das crianças e adolescentes, conforme estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Entre as atribuições do Conselho Tutelar estão o atendimento a crianças e adolescentes com direitos violados ou ameaçados, a orientação e busca de formas de garantir o acompanhamento necessário, a frequência escolar obrigatória e a inclusão em programas de proteção.
Fonte: Redação metropolitan