O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta sexta-feira (27), que cumprirá as 8 semanas de repouso sem viajar, conforme orientação médica. A primeira viagem do petista será no final de novembro para os Emirados Árabes. A declaração foi dada durante café com a imprensa no Palácio do Planalto. O presidente sairá do Brasil no dia 28 para apresentar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a investidores na Arábia Saudita e depois, no dia 30, participa da COP 28, em Dubai. Na sequência Lula irá para o Rio de Janeiro onde comandará a reunião da Cúpula do Mercosul nos dias 6 e 7 de dezembro.
Lula afirmou que as viagens nacionais serão feitas no ano que vem. O petista vai viajar pelo Brasil fazendo lançamentos PAC, do Minha Casa Minha Vida, de universidades e de escolas técnicas. Um dos destinos será Minas Gerais. A viagem ao estado estava prevista para o dia 27 de setembro, mas foi adiada por causa da cirurgia do presidente.
No dia 29 do mês passada, o presidente operou o quadril para tratar de uma artrose. Após passar duas semanas despachando do Palácio da Alvorada, nesta semana, Lula retornou ao trabalho presencial. Segundo a equipe médica, as viagens estarão liberadas a partir de meados de novembro por causa do risco de doenças como trombose.