O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), detalhou nesta terça-feira (21) a proposta que entregou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para solucionar a dívida de R$ 160 bilhões de Minas Gerais com a União. Um dos principais pontos da proposta envolve a federalização de empresas estatais mineiras como forma de abater a dívida do governo estadual.
A sugestão foi apresentada em uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente da República e os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Rui Costa (Casa Civil).O presidente da Assembleia Legislativa de Minas (ALMG), Tadeu Leite (MDB), também participou do encontro.
"Formulei uma proposta ao presidente da República, que foi algo elaborado a várias mãos com o nosso setor técnico e da ALMG, e é uma proposta que considero inteligente como uma alternativa ao regime de recuperação fiscal", afirmou. Pacheco disse que o pagamento da dívida não pode sacrificar empresas nem servidores públicos do estado. Uma proposta de regime de recuperação fiscal em tramitação na Assembleia Legislativa do estado condiciona a renegociação da dívida a medidas como privatizações e congelamento de salários.
Fonte: R7notícias