O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu, nesta 4ª feira (25.out.2023), Maria Rita Serrano da presidência da Caixa e nomeou Carlos Antônio Vieira Fernandes para a chefia do banco estatal. Diretor da Funcef, o fundo de pensão do banco, de 2016 a 2019, Vieira foi indicado pelo Centrão, em troca que faz parte da reforma ministerial iniciada pelo petista em setembro. "Serrano cumpriu uma missão importante de recuperação da gestão e cultura interna da Caixa Econômica Federal, com a valorização do corpo de funcionários e a retomada do papel do banco em diversas políticas sociais, ao mesmo tempo, aumentando sua eficiência e rentabilidade, ampliando os financiamentos para habitação, infraestrutura e agronegócio", diz a nota do governo.
Ele é considerado uma indicação do PP. Vieira é aliado do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Lula chegou a dizer que não tinha vontade de mexer no governo até o fim do ano. Entretanto, uma exposição artística na Caixa Cultural em Brasília retratando o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em uma lata de lixo acelerou a mudança na estatal.
Desde o início das negociações pela reforma ministerial, que começaram em julho, mas só foram concluídas em 6 de setembro, Lula tratava com o presidente da Câmara a saída de Serrano. Era esperado que o anúncio da mudança fosse feito junto com a mudança na Esplanada, o que não aconteceu.
"O governo federal nomeará o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes para a presidência do banco, dando continuidade ao trabalho da Caixa Econômica Federal na oferta de crédito na nossa economia e na execução de políticas públicas em diversas áreas sociais, culturais e esportivas. Secretaria de Imprensa.
Leia mais no texto original: (https://www.poder360.com.br/governo/lula-demite-rita-serrano-e-nomeia-carlos-vieira-para-a-caixa/)
© 2023 Todos os direitos são reservados ao Poder360, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.
Poder360