Implantado em 16 novembro de 2021, o Vacimóvel da Prefeitura de Betim completa, nesta quinta-feira (16), dois anos de funcionamento com mais de 88 mil doses de vacinas aplicadas até o último dia 13. Por meio do posto-volante são realizadas, em média, 200 imunizações por dia, número superior ao executado em qualquer outro núcleo de vacinação do município. A unidade móvel foi a primeira criada na rede pública de saúde do país e sua experiência exitosa é modelo para diversos outros municípios e estados.
Empenhado em diversas campanhas, o Vacimóvel é um diferencial na estratégia de imunização do município. O veículo circula pelos pontos mais movimentados da cidade, onde há maior circulação de pessoas, participa de eventos, percorre empresas, instituições de ensino e outras entidades oferecendo vacinas para a população, tanto em horário comercial como em horários alternativos, no período noturno e nos fins de semana. A programação semanal do posto-volante pode ser acessada no portal da Prefeitura de Betim: www.betim.mg.gov.br.
"O Vacimóvel é um posto-volante idealizado para ampliar o acesso de toda a população à imunização, tanto de rotina quanto de campanhas sazonais. Com ele, estamos conseguindo abranger um expressivo número de pessoas e garantir melhor cobertura vacinal em Betim", afirma a secretária municipal de Saúde, Patrícia Evangelista.
A iniciativa de sucesso do Vacimóvel de Betim já foi apresentada em diversos congressos de saúde pública pelo país. Em agosto de 2023, o projeto foi apresentado para a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) - órgão da Organização Mundial da Saúde, com a participação de representantes do Ministério da Saúde e do Programa Nacional de Imunizações.
Neste mês, o projeto será apresentado no Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Secretarias Municipais de Saúde, realizado nesta semana, em Florianópolis-SC ; na IV Jornada de Imunização de Minas Gerais, da Sociedade Brasileira de Imunizações, neste sábado (18), em Belo Horizonte ; e no Congresso Brasileiro em Defesa da Vacinação, evento realizado na próxima quarta-feira (22), também em Belo Horizonte.
O Vacimóvel
A ideia da unidade móvel de vacinação surgiu da equipe do Setor de Imunização da Diretoria de Vigilância em Saúde de Betim, que identificou a necessidade de melhorar o acesso da população às vacinas e de ampliar as coberturas vacinais no município. "No dia a dia das salas de vacinas percebemos que muitas vezes as mães deixam de levar as crianças para imunização porque moram longe da Unidade Básica de Saúde e não têm condições de fazer o deslocamento ou não conseguem ir até a unidade no horário normal de funcionamento. A ideia do veículo, então, é deixar a vacina mais próxima da população", afirma a enfermeira do Setor de Imunização Adriane Couto.
O veículo é um furgão adaptado com uma antessala para conferência de cartão e registro da dose, computador com acesso à internet, uma sala de vacinas com pia que é acionada pelos pés, bancada de serviço, armários para os insumos e câmara fria para armazenamento das vacinas.
Desde o início da operação, o veículo disponibilizou mais de 55 mil doses de vacinas contra a covid-19 até o dia 13 de novembro de 2023. Na campanha de vacinação contra a meningite, o posto-volante foi o responsável pela aplicação de 17.374 doses dos imunizantes que protegem contra a doença, entre junho de 2022 e 13 de novembro de 2023. Durante o período chuvoso, em 2022, a unidade móvel circulou pelos abrigos de pessoas vítimas de enchentes, atualizando a situação vacinal e aplicando quase 400 doses da vacina contra hepatite A. Na campanha contra a poliomielite, também em 2022, o Vacimóvel também foi fator determinante para ampliar a cobertura vacinal diante da baixa adesão. Pela campanha de vacinação contra a influenza de 2023, foram aplicadas quase 12 mil doses.
Divulgação/ Prefeitura de Betim