O Centro Materno-Infantil (CMI) de Betim, unidade anexa ao Hospital Regional (HPRB), renovou, por meio de auditoria realizada em outubro, o título "Hospital Amigo da Criança" - certificação concedida pela Secretaria de Estado de Saúde. A unidade cumpriu com os dez requisitos necessários para o recebimento do título e, com isso, reassume o compromisso de seguir promovendo cuidados humanizados e de alta qualidade para mães e bebês, conforme critérios do Programa Global da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
"É uma satisfação dupla. Neste ano comemoramos uma década da primeira conquista do título "Hospital Amigo da Criança" e, com muita alegria, agora a renovação desse certificado. É motivo de muito orgulho para toda a equipe do Centro Materno-Infantil, que é comprometida em promover o incentivo à amamentação e às boas práticas de parto e pós-parto", destaca a diretora-geral do HPRB, Márcia do Prado.
Seguindo os critérios das boas práticas definidas pelo título e pelo Ministério da Saúde, o CMI organizou uma programação especial para comemorar o "Novembro Roxo", mês de conscientização sobre a prematuridade. A unidade está recebendo decoração na cor roxa, símbolo da campanha, para sensibilizar sobre as peculiaridades do nascimento prematuro e suas implicações para o bebê e seus familiares. Além disso, o Grupo de Trabalho em Humanização criou um mural de fotos para contar histórias inspiradoras de bebês prematuros que nasceram no CMI.
"Registros fotográficos foram feitos do nascimento até o momento atual da vida dos bebês. O objetivo do mural é inspirar as mães que estão vivenciando o nascimento prematuro de seus filhos. São histórias de superação, amor e esperança", explica a enfermeira e presidente do GTH, Hemily Soares.
Como parte da ação, os bebês prematuros nascidos na unidade serão presenteados com touquinhas roxas com a mensagem "Novembro Roxo, o amor chegou mais cedo". Eles também vão estrelar uma sessão de fotos vestidos com trajes de super-heróis e heroínas em tons de roxo, como parte da mobilização do mês dedicado aos prematuros.
Henry Luca da Silva de Souza é um dos bebês participantes da exposição fotográfica. Ele nasceu no dia 4 de maio, com 26 semanas de gestação, pensando 810 gramas. A mãe de Henry, Karoline de Souza, conta que teve uma gravidez de alto risco, com diagnóstico de placenta colada na bexiga. "Meu filho é um milagre. Ficou quatro meses entubado. Amo a equipe da maternidade, todos cuidaram muito bem do meu filho e de mim", relata.
O CMI possui 50 leitos neonatais. Atualmente, 22 bebês que necessitam de cuidados especiais estão internados.
Nesta sexta-feira (17), cartilhas educativas da campanha "Novembro Roxo" serão distribuídas no CMI, com destaque para os cuidados especiais que os prematuros necessitam por nasceram antes do tempo. Para a data, todos os funcionários das unidades neonatais do Centro Materno-Infantil usarão máscaras e toucas na cor roxa.
Divulgação/Prefeitura de Betim