A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), realizará nos dias 21 a 24 um mutirão de atendimento para proporcionar à população em situação de rua a regularização da situação eleitoral e o direito ao exercício da cidadania.
O evento terá início às 9h, no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop).
A ação terá início com uma roda de conversa mediada pelo TRE, na qual serão esclarecidas dúvidas sobre o serviço eleitoral, direitos e deveres dos eleitores, além de informações sobre os atendimentos que serão oferecidos nos próximos dias.
Durante o mutirão, serão disponibilizados serviços como a regularização da situação eleitoral, incluindo cadastro, impressão de título, mudança de local de votação, atualização de dados, entre outros. A ação é destinada a toda a população em situação de rua, e para participar, é necessário apresentar o número do documento de identificação (RG ou CPF) e, caso tenha, apresentar a identidade física.
A regularização eleitoral é de extrema importância para a população em situação de rua, pois vai além da questão burocrática. Segundo o coordenador do Centro Pop, Warley Oliveira, a regularização proporciona a sensação de pertencimento à sociedade, permitindo que esses indivíduos exerçam seu direito de escolher representantes e sejam ativos no Tribunal Regional Eleitoral, conferindo-lhes visibilidade. Além disso, enfatizou que a regularização facilita o processo de inclusão no mercado de trabalho.
Essa iniciativa visa promover a inclusão e participação ativa da população em situação de rua na sociedade, garantindo o pleno exercício de seus direitos como cidadãos.
Redação metropolitan news