O jogo foi realizado na noite desta terça-feira (21), no Campo do Bueno Franco. A competição noturna, inédita no futebol amador de Betim, celebrou o projeto da prefeitura de levar iluminação profissional aos campos da cidade e, com partidas eletrizantes, arrebatou o coração de atletas e torcedores de todo o município. Agora, a Liga de Desportos de Betim (LDB) e a atual gestão se preparam para a versão feminina da Copa Vagalume, que estreia no dia 7 de dezembro, também no Campo do Bueno Franco.
Em jogo equilibrado e disputado, Vira Copos e Grêmio Universal demonstraram nas quatro linhas o alto nível técnico da competição. Ainda no primeiro tempo, o camisa 3, Vitinho, abriu o placar para o time da região do Petrovale. No segundo tempo, o Grêmio Universal teve a chance de empatar a partida com uma cobrança de pênalti, mas o goleiro Hugo defendeu o chute do camisa 10, Tiaguinho, e, com isso, conteve o ímpeto do adversário.
Fim de jogo e festa da equipe do Vira Copos, que levantou o primeiro troféu da Copa Vagalume.
O voltante do Vira Copos, Lelê, celebrou a coroação da trajetória da equipe na competição. "Nosso time trilhou um caminho muito importante para chegar nessa competição de alto nível promovida pela Liga e pela prefeitura. Agradecemos muito a iluminação que nos proporcionou essa oportunidade de chegar à final e disputar um jogo digno com outra equipe muito qualificada. É uma honra pra nós. Essa taça será um símbolo de muita raça e alegria pra todo o time".
"A primeira edição da Copa foi um completo sucesso e motivo de muito orgulho para a gestão municipal. Com essa iniciativa, valorizamos o futebol amador, incentivamos a prática de esportes nos campos das cidades e promovemos espaços mais seguros e adequados para atividades noturnas. Estamos ansiosos também para a edição feminina da competição, que tem início no próximo dia 7 e com certeza será ainda mais especial", avaliou a secretária municipal de Esportes, Erika Brant.
"A Copa Vagalume veio para agregar valor ao futebol amador e coroar o investimento que a prefeitura fez nos campos da cidade. A comunidade abraçou a iniciativa, os esportistas também, e por isso queremos muito que a Copa faça parte do calendário municipal. Essa final espetacular fechou com chave de ouro toda a dedicação e empenho que colocamos para fazer a competição acontecer", destacou o presidente da LDB, Beto Santana.
Destaques premiados
Os personagens de destaque da primeira Copa Vagalume não passaram despercebidos pela organização do torneio.
O goleiro Juninho, do Grêmio Universal, recebeu o reconhecimento pela defesa menos vazada da competição.
Os atletas Lorran, também do Grêmio, e Matheus Henrique, do Oriente, receberam os troféus de artilheiros da Copa - ambos com cinco gols.
O melhor jogador da partida foi Rato, do Vira Copos.
E o melhor técnico da competição foi o treinador campeão, Silvano.
Além do troféu de campeão e vice, as equipes do Vira Copos e do Grêmio Universal receberão da organização um kit de uniforme completo.