A prefeita Val Cunha (PL) denunciou inconsistências no Censo Demográfico de 2022, alegando que a contagem de domicílios em seu município está incorreta.
De acordo com a prefeita, A quantidade de domicílios está incorreta.
declarou Val Cunha.
O procurador municipal, Rômulo Emanuel da Silva, detalhou as supostas falhas. Ele afirma que o povoado de Santa Filomena, com cerca de 200 habitantes, foi erroneamente incluído no município vizinho, Santa Helena. Além disso, segundo ele, o povoado de Boa Esperança, com aproximadamente 800 moradores, não recebeu a visita dos recenseadores.
Em resposta às alegações, o IBGE, após ser contatado por telefone e e-mail, refutou as declarações. A instituição confirmou que as visitas foram realizadas em ambas as localidades.
disse o IBGE, em comunicado oficial.
O IBGE também enfatizou que A Comunidade Quilombola Santa Filomena pertence a outro município.
concluiu o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
As divergências entre a prefeitura e o IBGE sobre os dados do Censo 2022 acendem um debate sobre a precisão das informações coletadas e a necessidade de revisão dos números em casos de aparente discrepância.
A situação em questão destaca a importância de um censo populacional preciso para questões de planejamento público, Val Cunha, IBGE, Santa Filomena, Rômulo Emanuel e Boa Esperança são figuras centrais desse contexto.
*Reportagem produzida com auxílio de IA