Uma triste notĂcia abalou a cidade de Betim na região metropolitana de Belo Horizonte, nesta quinta-feira (21). Gleison Fernando Flora, um cidadão em situação de rua de 48 anos, natural de Betim, foi encontrado sem vida durante a manhã. A data é ainda mais dolorosa, pois Gleison completou mais um ano de vida no dia anterior, em seu aniversĂĄrio no dia 20.
As circunstâncias da morte de Gleison estão sendo investigadas pela polĂcia, que foi acionada através do nĂșmero de emergĂȘncia 190. A princĂpio, foi constatado que se trata de um caso de suicĂdio, mas uma investigação detalhada serĂĄ realizada para confirmar os fatos.
Gleison Flora era conhecido por frequentar o Centro Pop, um local que oferece atendimento e assistĂȘncia para pessoas em situação de rua. Infelizmente, a triste notĂcia da sua morte destaca a vulnerabilidade e os desafios enfrentados por aqueles que vivem nessas condições.
Além disso, é importante ressaltar que a própria população em situação de rua tem relatado constantes episódios de violĂȘncia contra eles nos Ășltimos tempos, inclusive por parte de outras pessoas que também estão vivendo nas ruas, mas que estão coagindo e ameaçando aqueles que estão em situação de maior vulnerabilidade.
Esses relatos de violĂȘncia demonstram a necessidade urgente de polĂticas pĂșblicas efetivas para proteger e amparar as pessoas em situação de rua. É fundamental que sejam oferecidos abrigos seguros, assistĂȘncia social, cuidados de saĂșde e oportunidades de reintegração para que essas pessoas tenham uma chance de sair dessa situação precĂĄria e não se tornem vĂtimas de violĂȘncia.
É necessĂĄrio repensar o fluxo dessas pessoas que estão em situação de rua e que fazem uso abusivo de ĂĄlcool e outas drogas, e que muitas das vezes, não tem desejo e não querem, e não conseguem saĂrem das ruas devido o vicio.
Redação redemetropolitan