Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Meio ambiente

Moradores de Betim denunciam descarte irregular de sangue de animais no riacho das areias


Moradores do bairro Laranjeiras, em Betim, estão denunciando um suposto descarte irregular de sangue de animais no Riacho das Areias, por parte de um frigorífico local.

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram um grande volume de água vermelha caindo no curso d'água, aparentemente contaminada, o que contraria a legislação ambiental.

Em resposta às denúncias, a prefeitura de Betim informou que equipes do plantão da fiscalização ambiental percorreram mais de um quilômetro da Avenida Juiz Marco Túlio Isaac na segunda-feira (20), feriado municipal pelo Dia da Consciência Negra, para coletar as primeiras evidências do lançamento de efluentes. Nesta terça-feira, será feita a análise documental dos processos de licenciamento de todos os empreendimentos adjacentes ao lançamento de efluentes não tratados para uma apuração detalhada do fato.


Após essa checagem, uma nova diligência será realizada para complementar os dados apurados nos documentos. A previsão é que até o fim do dia tenham sido coletadas informações suficientes para instaurar um processo de infração contra o responsável.

A prefeitura ressaltou a importância de um trabalho minucioso para assegurar a eficácia das atividades de fiscalização, eliminando qualquer possibilidade de impunidade decorrente de equívocos no ato fiscalizatório.

A denúncia dos moradores de Betim chama a atenção para a importância da fiscalização ambiental e do cumprimento das leis que visam proteger o meio ambiente. O descarte irregular de resíduos pode causar danos irreparáveis à fauna e flora local, além de colocar em risco a saúde humana.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!