gtag('event', 'page_view', { page_title: '', page_location: '' });
REDE METROPOLITAN NEWS
REDE METROPOLITAN NEWS
REDE METROPOLITAN NEWS

Fraude de R$ milhões em programa social do Lula?

Governo Lula: Marmitas fantasmas?

Por Rede Metropolitan News em 06/02/2025 às 09:48:18

Uma reportagem publicada em 6 de fevereiro de 2025 pelo jornal O Globo revelou sérias irregularidades no programa Cozinha Solidária, lançado em novembro de 2024 pelo presidente Lula.

O programa, que visa fornecer refeições gratuitas a pessoas carentes, contratou diversas ONGs em 12 estados brasileiros. A reportagem investigou ONGs em São Paulo, expondo supostas fraudes em contratos.

Em São Paulo, a ONG Mover Helipa, comandada por José Renato Varjão, ex-funcionário do gabinete do deputado federal Nilto Tatto (PT-SP), subcontratou uma rede de ONGs ligadas a petistas. Varjão atribuiu a ligação com o PT à coincidência.

"Quem não estiver fazendo as entregas vai ter que devolver os recursos. Mas não teve influência de parlamentares. Foi mera coincidência." concluiu José Renato Varjão.

Entre as ONGs subcontratadas está a Cozinha Solidária Madre Teresa de Calcutá, responsável por Paula Souza Costa, ex-assessora do ex-vereador Arselino Tatto (PT). Apesar de declarar ter entregue apenas 250 marmitas em janeiro de 2025 (5% do combinado), a ONG recebeu R$ 11 mil em dezembro de 2024 por 4.583 marmitas supostamente entregues, o que não ocorreu.

Situação semelhante foi encontrada na Cozinha Solidária Unidos Pela Fé, chefiada por Claudinei Florêncio, ex-assessor de Arselino Tatto. Nenhuma marmita foi entregue, mas a prestação de contas indicou a entrega de 4.583 refeições em dezembro de 2024. Florêncio não comentou sobre as discrepâncias.

O Instituto Rosa dos Ventos, de Anderson Clayton Rosa (assessor de Nilto Tatto), também apresentou discrepâncias: embora devesse entregar 4.583 marmitas, declarou ter fornecido apenas 400 em janeiro de 2025.

A reportagem também investigou a Cozinha Solidária Divino Espírito Santo, ligada a um ex-auxiliar do deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT-SP). Apesar do contrato prever 4.583 marmitas mensais, apenas 70 eram produzidas diariamente. O deputado negou envolvimento.

O Ministério do Desenvolvimento Social, comandado por Wellington Dias, anunciou que irá investigar as irregularidades. Caso comprovadas, as ONGs podem ter seus repasses suspensos e serem obrigadas a devolver os recursos.

A análise de relatórios de prestação de contas revelou semelhanças preocupantes: 13 relatórios com termos e rubricas idênticas, criados na mesma semana de dezembro de 2024 por um único usuário, Fábio Rubson da Silva, advogado da Mover Helipa.


Comunicar erro
REDE METROPOLITAN NEWS
Rede metro
BELA AMARAL
BELA AMARAL

Comentários

Rede metro